RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

Release do mais novo CD da Adriana Arydes

RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI' RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

CARTAS DO PAI

Clique e conheça essa série de postagens

Titulo da Imagem CARTAS DO PAI

3 ANOS DE NO TEU ALTAR!

Postagem especial de aniversário do grupo!

3 ANOS DE NO TEU ALTAR! RELEASE DT 14 - Clique e confira!

UM NOVO TEMPO NO NTA

Saiba mais sobre a nova fase do NTA

UM NOVO TEMPO NO NTA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA

Análise completa do DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

Descubra-me - Música nova do NTA

Baixe uma prévia da nova música do NTA

Titulo da Imagem Descubra-me  - Música nova do NTA

SQUARE DESIGN

Conheça a empresa que faz o blog do NTA

SQUARE DESIGN SQUARE DESIGN

sábado, 8 de outubro de 2011

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA - DIANTE DO TRONO 14



Olá pessoal!

Agora como uma seção oficial do nosso blog: RELEASES!
Um espaço dedicado para a análise dos mais recentes lançamentos marcantes da música cristã pelo tecladista e coordenador do NTA, Luis Henrique.
Agora com vocês, Diante do Trono 14 – Sol da Justiça.

Ano após ano, em um local diferente, levantando multidões, gravando CD´s e DVD´s o Diante do Trono imprimiu sua marca na música cristã. E agora chega a nossas mãos o DT 14, Ana Paula no vocal e liderança, Sérgio Gomes no violão e na direção sempre da grande orquestra de metais e... Pera! Para tudo! Cadê a orquestra? Cadê o Sérgio? Soraya, Helena e João Lúcio Tannure, Bruno Gomes (baterista), sempre são dois tecladistas, cadê o segundo? Ou o Roney Fares tirou a cavanhaque e pintou o cabelo de louro ou o baixista mudou!?

Exatamente! Um NOVO Diante do Trono, em um NOVO tempo, com um novo som.
Com o passar dos anos, membros entraram e saíram, os integrantes das formações dos CTMDTs 1 e 2 foram compondo o grupo, mas sempre se via e ouvia aqueles membros chaves. Pois bem, este ano foi diferente. O DT sempre teve como missão levantar uma nova geração, e hoje essa nova geração É o DT. Do que podemos chamar de “velha guarda” do grupo temos apenas Ana (líder) e o guitarrista Enéias Xavier, que reveza com o “metaleiro” (rsrs) Jarley Brandão os solos e reffs.

O grupo sentiu a necessidade, além de levantar essa nova geração no próprio grupo, enxugar a estrutura da equipe para que pudessem promover eventos, e ir a locais, onde antes toda a formação não comportava (uns 30 membros em palco). As mudanças não foram fáceis para o grupo, mas hoje já trazem frutos.

Quanto ao DT 14, que foi gravado em Natal em dois “tempos” (clique aqui e confira como foi a gravação), traz o nome de “Sol da Justiça”. Um repertório de 18 canções a maioria de músicas inéditas, algumas regravações e outras são versões de músicas americanas. Nesse CD temos apenas 9 canções, com vários espontâneos e ministrações completas, sem cortes ou muitos ajustes no estúdio. As outras 9 canções da noite estarão disponíveis no CD “Sol da Justiça Bônus”, que virá junto com o DVD, que tem data prevista de lançamento para até o começo de dezembro deste ano.

Outra grande novidade deste CD foi a mixagem que está muito mais “ao vivo”, o público é ouvido em alto e bom som, a voz da Ana não ficou plástica , o back vocal ás vezes se confunde com público, mas por horas se destaca, que nessa mixagem ganhou mais um tom de coral (por sinal, muito bem elaborado). A banda resume-se a teclado, bateria, baixo, violão e guitarra, o tradicional de uma Igreja. Sendo esse um dos objetivos dessa nova fase, fazer com que os ministérios das Igrejas consigam reproduzir melhor os arranjos em suas execuções.  A pedido da própria Ana aos arranjadores (Jarley e Vini) para que os arranjos fossem mais simples, “genialidade na simplicidade”, e realmente conseguiram, muita guitarra, teclado uma base marcante. aqui também é bom destacar que essa nova mixagem foi permitida graças a ausência da orquestra de metais, que necessita de um som “mais limpo” par soar realmente bem na música. E o violão? Quem ficou já que o Sérgio não está mais em palco? A back vocal Marine Almeida, ex-CTMDT1 e back vocal nos DTs 10 e 11, e solista da épica canção “Oásis” no DVD “A Canção do Amor”, assume o violão e seu marido, Daniel Friesen, o baixo.

Ok, já falei demais né? ^^ Vamos ao faixa por faixa? =)

1-Hosana
Guitarra e a vibração do público abrem o CD. Aqui é onde acontece o primeiro impacto desse “novo som” para nós que estávamos acostumados com a sonoridade dos CDs anteriores. Mas isso passa nos próximos 30 segundos onde já dá pra se contagiar e sair cantando “És bem vindo aqui Senhor, Glorioso Salvador!”.  Uma canção ideal para aberturas de celebrações e encontros. E quando achamos que a canção está acabando a primeira surpresa da música: “cantamos de alegria! Ôuôuôu!” Temos um pout pourri com “Dia de Festa” (música de abertura do DT3), onde não para por aí e se transforma em forró! [sempre o DT faz uma homenagem à cidade ou região onde está gravando. 2007 no Rio de Janeiro uma Bossa Nova com o nome da cidade, 2008 em Recife um frevo de nome “Desperta”, 2009 que era pra ser sido gravado em Manaus teve em “Vestes de Louvor” uma levada de ritmos do norte do país e 2010 em Barretos, “Este é o Dia” em versão country] E nesse forró do DT um lindo solo de sanfona e o back faz até: “É o forró Diante do Trono!” rsrs e daí a canção volta ao ritmo normal. Realmente, uma faixa de abertura grande mas realmente surpreendente.

2-Grande

Ana começa fazendo o refrão apenas voz e teclado, que nem em “Rei dos Reis” (DT9) e “Mais que Vencedor”(DT10), meio que uma marca. A música é muito linda, e uma verdadeira catequese, a letra vai desde a criação do mundo até a volta de Jesus à terra. A canção modula várias vezes, e os grooves vão se intensificando, até parecer que ia acabar e Ana cantar mais uma estrofe apenas com acompanhamento do teclado (similar a “Vitória da Cruz” do DT3), onde a canção volta com força total e se encerra.

3-Quão Grande És Tu

Tradicional canção entoada em todas as Igrejas. Neste projeto e principalmente no DVD e no CD bônus que serão lançados, trarão hinos tradicionais que as Igrejas cantam de geração em geração. Aqui Israel Salazar sola. Uma performance razoável, seu melhor solo [e todos concordam] foi “Te Exaltamos Pai” no DT12, ano passado no DT13 em “Por Ti Eu Existo”, a canção ficou meio sei lá no contexto. Creio que se ela tivesse sido guardada para ser gravada aqui no DT14, realmente teria tido outro efeito e repercussão. Mas quanto a “Quão Grande És Tu” não há do que se reclamar, um hino com um roupagem moderna e gostosa de se ouvir.

4-Eu Canto

Primeira versão em português do CD. O ritmo de festa é quebrado para o contemplativo e de entrega “e eu serei, oferta suave a Ti..” A sonoridade realmente é americanizada. Canção lenta e de entrega, mas nada de teclado (piano), as guitarras são as bases das músicas lentas desse CD, ficou muito legal mesmo! E Israel ali na segunda voz [lembro do André Valadão fazendo esse papel nos primeiros CDs do grupo]. E mais uma vez a participação do público nos faz sentir a atmosfera que foi criada em Natal para esta gravação.

5-Onde?
Nas prévias, uma das canções que mais me chamou atenção, uma composição poética linda, por questionar “onde?” tantas coisas vistas como complicadas ou sem jeito podem ser encontradas. O solo agora é de Ana Nóbrega, que sempre tem performances ímpares desde que entrou no grupo. A música é marcada incialmente pela guitarra, assim como a anterior, mas com o andamento aparece um loop e enfim a música ganha um corpo e força que já se esperava.

6-Me Ama
O hit do CD, uma das músicas mais esperadas, versão de “He loves Us” (EUA), e que nas prévias foi solada por Letícia Brandão, mas na gravação ao vivo Ana Paula assumiu. A canção tem 14 minutos e 35 segundos. Realmente bem longa, é repleta de ministrações e espontâneos, assim como ocorreu em Natal. O verso mais marcante “Não tenho pra perder com ressentimentos!” é entoado com força e faz o público explodir nas duas vezes que foi executado, sendo que na segunda, permaneceram intactos alguns vacilos da Ana que em CDs anteriores teriam seriam corrigidos no estúdio. A canção é tão gostosa de se ouvir, que apensar de sua enorme duração, ela passa rápido, porque realmente era como se você estivesse em um show ou na própria gravação.


7-Em Meio a Tua Glória

Umas das primeiras canções deste CD a serem reveladas em Abril, junto com “Hosana” e “Anseio”. Foi a canção tema do Congresso Internacional de Louvor e Adoração deste ano. O arranjo ficou realmente lindo, é marcante, bela obra do Vini, chamo atenção para o groove do refrão e introdução e sintetizadores que foram colocados na versão final da música, o que não tinha nas prévias, nem nas execuções do congresso [mas sempre é preciso guardar novidades para o CD ;)]. É uma das mais esperadas no DVD, por vários motivos: É uma música espetacular, o grupo faz uma espécie de coreografia, o telão fez a simulação de vários canhões de luz atrás do palco e uma linda dança com aqueles panos de circo. Realmente vai valer a pena conferir.

8-Anseio

Penúltima faixa do CD, mais uma versão. Quem sola é a contralto Roberta Izabel. A “Robertinha” que se torna gigante com um vozerão. Comparado a seu último solo (“A Tua Vontade” no DT12), aqui temos mais algo a cara dela. Creio que ficou mais a vontade. A sonoridade gringa é notável, e na repetição do verso, lá estava o Israel fazendo a segunda. A música cresce e o que nos primeiros acordes parecia não ser uma canção que não traria muito ao CD entra para o top five do álbum. Quando acaba, permaneceram o áudio do público que mesmo depois da música ter se encerrado, continuou cantando “Tua Glória, venha o céu na terra, céu na terra...”

9-Sol da Justiça
Música tema e última do CD. Um apelo, um chamado, um pedido, um clamor por um avivamento, de cura da nação, das famílias. Também um reconhecimento da soberania e Deus. E pede que Sol da Justiça [Jesus] nasça sobre nós. Arranjo intenso marcado por guitarra. É música mais curta do CD com 6 minutos e 20 segundos. E não precisou ser demasiadamente prolongada e cheia de espontâneos para cumprir seu papel de música tema. É linda, forte, e o back vocal surpreende na segunda parte ^^ Ficou realmente lindo 0/ E quando se encerra o público continua.

Enfim gente, eu realmente tenho muito mais para falar, mas realmente, a postagem já está enorme e tive que cortar um tanto de coisas. Mas fica a análise: Um ótimo CD, que vale a pena se ouvir, cantar, dançar e meditar junto. Agora é só curtir mais um pouco enquanto do CD Bônus e o DVD não chega ^^ Vamos fazer análise do CD Bônus também!

Um novo grupo, um novo som, uma nova experiência musical de nome Diante do Trono que se reinventa e faz a trilha sonora das nossas vidas ano após ano.

Confira mais releases clicando AQUI!

Até logo mais pessoal! =)


2 comentários:

Reinaldo disse...

gostei muito da análise,apesar de não gostar realmente da musica tema...mas valeu a pena esperar...Que Deus abençoe a todos nós!!! fiquem com Deus!

Jhon @jho5n disse...

Realmente a retirada dos metais deixou o cd mais jovem e mais 'americano'. Pensei que eu tava escutando Hillsong United... Amei o cd e o indico a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...