RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

Release do mais novo CD da Adriana Arydes

RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI' RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

CARTAS DO PAI

Clique e conheça essa série de postagens

Titulo da Imagem CARTAS DO PAI

3 ANOS DE NO TEU ALTAR!

Postagem especial de aniversário do grupo!

3 ANOS DE NO TEU ALTAR! RELEASE DT 14 - Clique e confira!

UM NOVO TEMPO NO NTA

Saiba mais sobre a nova fase do NTA

UM NOVO TEMPO NO NTA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA

Análise completa do DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

Descubra-me - Música nova do NTA

Baixe uma prévia da nova música do NTA

Titulo da Imagem Descubra-me  - Música nova do NTA

SQUARE DESIGN

Conheça a empresa que faz o blog do NTA

SQUARE DESIGN SQUARE DESIGN

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

COISAS QUE VIVI (Adriana Arydes) - RELEASE


A cada dois anos, sem falta, somos agraciados com a voz forte, grave e rouca que só ela tem. Adriana (hoje Adriana Arydes) é um dos maiores ícones da música católica.

Fruto de uma fase complicada de sua vida, este novo CD é nos traz uma Adriana madura, que sabe o que quer, e sabe enfrentar as piores adversidades que a vida já pode lhe ter feito passar. O CD tem sim um tom “intimista”, mas no aspecto de contar coisas da vida que todos passamos. O título “Coisas que Vivi”, para muitos que afirmam que não soa bem ou que remete que o CD não passa de um desabafo pessoal é por que ainda não o ouviu. A forma como as temáticas são trabalhadas faz em cada canção pensarmos sobre a nossa própria vida. Um CD que realmente precisa ser “sentido”. A leveza e serenidade que o proposta já começa da capa, projeto gráfico, encarte (que tá muito lindo ^^). Em “Adriana ao Vivo”, foi realmente encerrada uma fase da vida cantora, e podemos considerar este novo como uma continuação mais que caprichada de “Jardim Secreto”.


Fazendo um retrocesso na carreira da cantora, desde sua ascensão em “A Chave do Coração”, a cada trabalho uma roupagem e temática nova, mas traços de uma mesma 'marca Adriana', tanto nas canções, estrutura do CD, quanto na parte musical. Que foi novamente produzida pelo genial Adelso Freire, o mesmo fez todos os arranjos e composição/co-composição de boa parte das músicas. Quanto aos arranjos, o CD é sofisticado. É discorrida uma linguagem musical com o passar das faixas, mesmo com a variação dos ritmos em algumas canções. A marca é, piano, bateria, violão e baixo. Solos de guitarra em momentos chaves dão aquela “revolucionada” e é claro as cordas. Um dos grandes diferenciais desse CD, que o deixou ainda mais elaborado. O back vocal não foi deferente de trabalhos anteriores, essencialmente masculino. Não trazendo participações especiais, sentimos falta do Pe. Fábio de Melo ou Walmir Alencar fazendo dueto, mas mais ainda, um solo do Adelso Freite. O que já se tornou uma marca dos CDs da Dri, “Glória e Majestade“ (CD Lindo Céu), “Olhos no Espelho”(CD Mais Feliz) e “Voar em Tuas Asas” (CD Jardim Secreto), enfim, mas ele fez todos os arranjos e está no back, trabalhou bastante neste álbum ^^

Faixa por faixa? Let´s go:

1-Te Farei Vencer
Abertura do CD não poderia ser outra para introduzir a temática. Assim como em todos os outros trabalhos produzidos em estúdio, a canção inicial nunca é agitada. E desta vez piano, e cordas (em um tom bem 'in concert') fazem as honras. A canção faz citação a momentos difíceis, “No quarto sozinho..” “lágrimas...”, mas que Deus nos faz vencedores, ele cuida e luta por nós. A música evolui lindamente até explodir em um solo de guitarra. Lembrando que com o passar dos minutos outros instrumentos de base vão encorpando a obra, mas a batida 'in concert' das cordas em mantida até o final.

2-Coisas que Vivi
Música tema logo na segunda faixa. A sequência ideal para “Te Farei Vencer”. Um timbre vitage de guitarra e orquestra fazem a abertura, o piano assume e a letra cita experiências de vida, e como Deus é capaz de suprir tudo aquilo que o mundo nos tirou, e como isso nos trás para perto d´Ele e que nunca nos deixou a sós. O refrão é impactante “Eu pude ver Tua mão em tudo que passei, ouvir Tua voz me ensinando..”. Fazendo um paralelo entre a vida pessoal da cantora e a proposta do CD a escolha de música tema foi mais que acertada. Assim como na música anterior, no arranjo, a base evolui até ganhar guitarra próximo do final. Destaque para a performance do back vocal aqui =)

3-O Segredo
Canção simples, mas bem interessante. Conta que o segredo é não perder, não deixar nossa fé morrer, que por menor que ela seja, pode mover montanhas. No contexto ela caiu muito bem. A concepção da música é rica, e soa como um “conselho”, fechando esse primeiro “ciclo do cd”. Aqui sintetizadores na base já são ouvidos, mas os moldes do arranjo são o mesmos das anteriores, confirmando assim esse primeiro 'bloco' do CD.

4-Só é feliz quem Ama
Um delicioso Soul começa a nos mostrar a riqueza desse CD. Muito linda a canção, e contagiante. Frases como “solidão nunca mais!” e rizadas da cantora nos remetem a alegria instantânea só ao ouvir. Algo que lembra algo do tipo Tim Maia, mas mais moderno, com sintetizadores solo em destaque e um de piano elétrico lindíssimo. Para quem é músico, todos sabemos que soul não é fácil, e para ser tocada, essa música dá um pouco de trabalho, o baixo dela é um arpejo muito massa mesmo ^^

5-Jesus meu Amigo
Orgao elétrico dá as caras pela primeira vez no CD \0/ (sou suspeito u.u) Enfim, marcado pelo violão, e agora com a presença do órgão, a música volta aos modelos das faixas 1, 2 e 3. Uma música realmente para ser usada na Igreja: “se tornas um pedaço de pão para fazer morada em mim”. A levada de violão realmente remete à congregacionalidade. Uma das composições da Dri do CD, muito gostosa de se ouvir. Creio que se esta fosse o faixa 4 traria mais nexo, no que diz respeito à organização das faixas.

6-Me dê a Mão
Um música românica-religiosa. Dedicada ao marido, uma declaração de amor.. “como pedi a Deus um grande amor, como vi em meus sonhos de um jeito bem especial”. O groove da música é uma batida eletrônica (loop) lenta, que reforça o tom “romântico” junto com um piano elétrico. Não sei se foi só impressão, mas lembrei de “A chave do Coração”.. (hmm u.u). E também creio que a canção deveria vir após “Só é feliz quem Ama” para sair do soul animado e entrar em um pop românico.

7-Tu És Santo
Timbre suave de guitarra e um groove também. A canção se inicia e em poucos segundos começa a encorpar, a batida muda, entram sintetizadores e órgãos e a frase chave da música: “Inclinai vossos céus e descei. Estendei do alto a Vossa mão!”. O refrão é muito feliz e é coroado com “Tu És SantooooO!!”. A canção volta a ficar leve e ganha corpo mais um vez. O interessante foi esse jogo, a escolha muito bem feita dos grooves e as guitarras, que mesmo passando despercebidas por muitos ouvidos,  as vezes ficando em segundo plano, estão muito bem elaboradas e colocadas.

8-Obra de Tuas Mãos
Canção de restauração. O Senhor é o Oleiro e somos obra em Suas mãos. Com um começo da letra bem “chiclê” a música ganha identidade após o primeiro verso, digo o mesmo para o arranjo. Mas o refrão e a ponte de música são realmente tocantes, esta será uma música que vai ser bastante usada em grupos, encontros, congressos pela aplicabilidade da mesma. Destaco aqui a ponte, onde é feita uma vez mais básica depois entra o back vocal e banda como se fosse vir com tudo, mas daí esvazia e a canção acaba. Se tivesse “voltado com tudo” o efeito do final seria mais impactante ^^.

9-Minha Graça Te Basta
Primeira canção deste CD revelada, em um vídeo onde Adriana gravava a mesma nos estúdios e contava um pouco do novo CD. A letra não é das mais fáceis de se decorar. Conta que Deus tem planos perfeitos e somos a base deles, e mesmo que nós não vemos, Ele colhe nossas lágrimas. O refrão entoa apenas que a Sua graça nos basta, e confirma que ele, sim, está conosco. O arranjo não trás novidades.

10- O Meu Milagre
Evangelho em forma de música. Com um piano elétrico em destaque, nos é contada a história daquela mulher que acreditou que ao tocar no manto de Jesus seria curada. A adaptação ficou MUITO bela mesmo. É uma das canções mais comentadas na internet e de mais repercursão, mas não é pra menos.

11-É tão bom
Bateria, guitarra, órgão e baixo anunciam com força (e rock) a próxima canção, a mais vibrante do CD.  Lembrei de “Teu Amor é Maior” do CD anterior, mas bem mais "tira o pé do chão!" (rsrs). Sintetizadores e guitarra fazem o páreo preenchendo todos os espaços, e o órgão “rasgando” nos refrões. A música é empolgante, dá vontade de pular, gritar! (como diz a letra :P) Fala da alegria e emoção de estar na presença de Deus, ressaltando o quanto é bom estar com ele poder adora-Lo. O arranjo (mais uma vez o arranjo u.u) está muito bem elaborado com arpejo de baixo, super solo de guitarra e aquelas “paradinhas” e viradas no meio dos grooves, o que realmente não são fáceis de se fazer em conjunto. Creio que será a música de abertura do novo show 0/

12-Maria, Mãe da Vida
Deixando a vibração um pouco de lado, um piano acústico muito bem arranjado, e composição da Irmã Verônica Firmino. Assim como “Diário de Maria” no CD “Mais Feliz”. [E perceptível, canções padrão nos CDs, como se fossem, um modelo. Posso fazer vários paralelos, esta canção é um deles.] Voltando para a música, é realmente uma obra de arte. Se Jesus é a Vida, Maria é a Mãe da Vida, que encubida desta missão, soube dar seu “sim” e cuidar da forma humana da obra de Deus, viva na terra. Também somos convidados a aprender com ela esse exemplo de fidelidade.

13-Digno
Não poderia estar em local melhor. O fechamento do CD se dá realmente sofisticado. Inciando com piano, muuuito bem feito (eu sei que falo muito isso, mas só ouvindo mesmo). Solo com notas dissonantes. Após outros instrumentos de base se juntarem ao piano, ao final do primeiro refrão as cordas entram novamente (segundo a própria Adriana, um elemento que incrementou o CD, pela precisão do trabalho). A música repete, agora com o back e todos.. “Ele é Digno.. Ele é Digno”, até que enfim modula, e nossos coração sobem o tom junto! “Para sempre... Para sempre...” voz e piano coroam.. “Amém...” O CD é encerrado em clima de adoração e sem dúvidas vontade de voltar para a faixa 1 e escutar tudo mais uma vez.

Coisas que Vivi, trabalho sem dúvidas o MELHOR da cantora até hoje. Trará muito à nossas vidas e ouvidos. Mais que indico este cuidado de Deus para com as nossas vidas em 13 faixas.

Espero que tenham gostado ^^
Confiram mais releases clicando AQUI.

Até a próxima =))


Um comentário:

Anônimo disse...

linda . e serva de DEUS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...