RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

Release do mais novo CD da Adriana Arydes

RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI' RELEASE CD 'COISAS QUE VIVI'

CARTAS DO PAI

Clique e conheça essa série de postagens

Titulo da Imagem CARTAS DO PAI

3 ANOS DE NO TEU ALTAR!

Postagem especial de aniversário do grupo!

3 ANOS DE NO TEU ALTAR! RELEASE DT 14 - Clique e confira!

UM NOVO TEMPO NO NTA

Saiba mais sobre a nova fase do NTA

UM NOVO TEMPO NO NTA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA

Análise completa do DT 14 - Clique e confira!

RELEASE CD SOL DA JUSTIÇA RELEASE DT 14 - Clique e confira!

Descubra-me - Música nova do NTA

Baixe uma prévia da nova música do NTA

Titulo da Imagem Descubra-me  - Música nova do NTA

SQUARE DESIGN

Conheça a empresa que faz o blog do NTA

SQUARE DESIGN SQUARE DESIGN

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Release CD EM [SANTIDADE] (Ministério Adoração e vida 2011)



Olá queridos!

Já faz alguns dias que fizemos uma postagem sobre o lançamento do novo CD do Ministério Adoração e Vida aqui no nosso blog. Hoje venho trazer para vocês um release completo do CD, faixa por faixa. Feito por quem vos escreve, coordenador e tecladista do NTA, Luis Henrique (Eu ^^).

Adquiri o CD na semana após o lançamento, pois a transportadora só deixou o CD chegar em Teresina após a chegada nas lojas de São Paulo e Rio. Foi festa na loja e de quebra ainda levei um banner, chorei para o vendedor até conseguir um (risos). Logo dentro do carro já o escutei até a faixa 5, mas só depois pude fazer uma análise faixa por faixa, que é o que trarei para vocês agora.



Antes, apenas uns comentários. A direção musical ficou por conta de Rodrigo Pires (tecladista) e Walmir Alencar (vocalista e líder). O diferencial deste CD em relação aos dois últimos é que ele não trás releituras de antigos sucessos da carreira solo do Walmir, tratamos aqui de um CD com todas as músicas inéditas, o que me alegrou muito. Mas também, sem desconsiderar, principalmente, as releituras do CD/DVD "Hoje Livre Sou" que realmente necessitavam ser registradas em DVD, e com aquela belíssima estrutura, sem falar do piano acústico. Na confecção dos arranjos temos Adelso Freire (5 arranjos). Para quem não sabe ele é um grande ícone da música cristã e faz um diferencial na música católica, mesmo sendo da igreja batista. E os demais ficaram nas mãos do “arranjador-mor” do grupo e tecladista, Rodrigo Pires.
No que tange ao projeto gráfico, sou suspeito. Ficou a cargo da minha empresa de design favorita: a Quartel Design. Que mais uma vez foi brilhante. A concepção artística e o encarte estão divinos, tons pastéis com vermelho conversando. E como já é de praxe os CDs das Paulinas sempre vêem com uma faixa interativa para se acessar do PC, onde temos fotos, letras, cifras e partituras, o que é bem útil.
Sim, o CD é claramente dividido em 2 partes e coroado com a música tema. A primeira parte tratamos da mais intensa Adoração, na segunda temos temas diversos mas encadeados em uma ordem lógica.
Vamos agora, faixa por faixa.
1-Eu Abro Mão (Anderson Freire)
O reef de guitarra (base) abre o CD, um timbre bem retrô e daí Fátima inicia a canção. Logo aí a primeira surpresa do CD, Fátima cantando uma música "animada", nos outros CDs, músicas com um ritmo mais acelerado ficaram por conta do Walmir ou dos do dueto. E não foi muita surpresa, se saiu muito bem, impressionado. A composição do Anderson Freire é simples, concisa e envolvente. "Eu Abro Mão" foi a música ideal para a abertura desse trabalho tão esperado. Minha única ressalva fica por conta do back vocal, que podia ter entrado desde o primeiro refrão.
2-Convém (Walmir Alencar)
Mais uma vez guitarras. Grooves diversos passeiam pela canção. Amo isso. A composição de Walmir Alencar é cantada pelo mesmo. Já se inicia bem forte e com o passar dos segundos ganhar força, principalmente com a voz do Dunga, que faz o dueto. Sinceramente, para quem acompanha a caminhada do Dunga, essa música tem a cara dele. O back vocal aqui aparece na introdução, fato que se repete muito durante todo o CD: melodias cantadas em coro nas introduções e instrumentais, junto à base. A música é intensa, e consegue, no seu final, transmitir uma forte carga de alegria.
3-Receba (Ap 22, 17) (Walmir Alencar)
Uma das grandes marcas do CD. Música feita apenas com um versículo (Ap 22, 17). Um trecho já havia sido divulgado nos vídeos do estúdio no you tube, onde podemos ver um pouco daquilo que se ouviu em "Renda-se" no CD "O Céu se Abre", falando de violões e groove. Mas quando escutei a versão completa vi que ela tem todo um arranjo especial e sob medida, que nos remete a sons "secos" (especialmente o timbre do orgao no solo no meio da música). Com a evolução da música ela se preenche e "jorra água". Condizendo com a letra, e com a entrada das cordas, a música ganha um preenchimento evoluindo ao seu ápice com o espontâneo do Walmir. Ah sim, back vocal muito bem elaborado e nos momentos exatos, inclusive durante o espontâneo.
4-Decidademente (Cassiano Menke e Walmir Alencar)
Uma nova "Hoje Livre Sou". Não quero fazer comparação. As duas tem seu peso e características, mas é que nesse novo CD, ela ocupa o lugar de destaque que "Hoje Livre Sou" ocupava nos trabalhos anteriores. A composição agora é compartilhada com Cassiano Menke, advogado do ministério. E já falando de vocal. Fátima faz um dueto com nossa querida Adriana, o arranjo das vozes está lindo abusando da abertura em vozes, realmente me arrepiei da primeira vez que ouvi. No final da música vão "ao céu". Nunca vi Adriana cantar tanto, nem nos Cd´s dela ouvi tudo aquilo. O arranjo não trouxe muita novidade, mas nem precisava a canção por si só já é grandiosa.
5-Além do Véu (Gilberto Monteiro)
Quem lembra de Gilberto Monteiro? Ex-vocalista, compositor e solista da gravação da primeira versão de "O Céu se Abre". Aquela voz de anjo. Aqui ele empresta seu dom da composição. O refrão não traz novidades, em relação à frases inovadoras e etc. Mas a melodia faz o texto "Santo, Santo é o Senhor.." se revestir de uma unção que não é desta terra. Walmir Alencar com destreza sola a canção. Quanto ao arranjo instrumental... O que foi isso? Piano divino, os grooves intensos e fortes nas horas exatas e as cordas fazendo o arremate da base. O que mais posso querer? (Metais? =P rsrsrs) O vocal contou com o ministério Caminho Segundo fazendo o coral do refrão, se não falha as contas são 8 vozes, soando divinamente bem, em seus diferentes níveis e naipes. Com a entrada gradativa de todos os elementos a canção tem seu ápice a vai "acalmando".. ficando só bateria e voz, até que enfim apenas o coral entoa "Santo, Santo é o Senhor.."
6-Ares da Adoração (Walmir Alencar)
Fátima em mais um solo fecha a primeira e mais intensa parte do CD. "Ares da Adoração" é uma canção simples, mas o que não a torna inferior em beleza e unção. Muito bem colocada aqui, ela realmente nos faz contemplar e buscar "Ares da Adoração", dando uma “acalmada” no ritmo que foi adquirido nas 5 canções anteriores. Os efeitos simulando “o vento" (Vento do Espírito? :}) foi uma idéia linda do Rodrigo, eu particularmente não pensaria naquilo se fosse arranjar esta canção.
7-Lugar de Adoração e Vida (Walmir Alencar)
Aqui a segunda parte do CD começa. Enfim, quando vi na internet pela primeira vez os títulos das canções e li "Lugar de Adoração e Vida" e o compositor. Fui inegavelmente levado imaginar uma canção profunda, da letra extensa e tendo a base no piano, assim com aconteceu com a música que dá nome ao grupo: "Adoração e Vida" no CD/DVD Hoje Livre Sou. Mas daí uma frase de guitarra, um groove alegre e um coro entoando uma suave melodia me fizeram parar para escutar o que vinha por aí. Uma canção de letra simples e congregacional, mas completamente envolvente. Me lembra missa e principalmente aquelas primeiras músicas que se canta no grupo de oração: "todos esses dias esperei, eu vim contando as horas pra chegar, e encontrar vocês aqui, amigos e irmão. A semana inteira eu quis estar neste lugar de Adoração e Vida...". Beleza, simplicidade, graça e alegria. Assim defino uma das minhas maiores surpresas desse CD, com toda certeza.
8-Escolhe Pois a Vida (Cristiano Silva)
E já que estamos falando de surpresas, vamos lá a maior delas? "Escolhe Pois a Vida", campeã do festival Adoração e Vida de 2011 me remeteu imediatamente à mais uma canção voz e piano, mas que não me envolveria. Sim Luis, você estava muito enganado. Ao ouvir pela primeira vez, mais uma vez o vocal abre a música. E que arranjo vocal é esse? Com toda franqueza, arranjos vocais impecáveis, é uma das marcas mais fortes do CD. Cordas, piano, grooves diversos, modulação e como já disse um super vocal. Fátima e Walmir fazem um dueto tratando sobre o aborto de uma forma que nunca imaginei. A letra é forte, a melodia fácil de aprender, escuto ela repetidas vezes sem abusar.
9-A Esperança Chegando (Bruno Rocha e Walmir Alencar)
O Cristo vindo entre nós, sem adornos de um rei, sem o brilho do ouro. Para nossa surpresa composição de Bruno Rocha (guitarrista) com Walmir Alencar. Outra canção congregacional e linda, calma e contemplativa. Quando o Cristo vem e cantamos "Hosana, Hosana..." somos remetidos ao domingo de Ramos... humm um bom dia para cantar essa música na Igreja ^^ A participação do Pe. Fábio de Melo também só veio a somar, mesmo rouco abrilhantou a canção. Vamos aguardar que “Adorado Ele vem, Exaltado Ele vem, já não se calam e proclamam se cessar Hosana...” será muitas vezes entoadas, especialmente em adorações.
10-Nessa Estrada (Rodrigo Pires)
Enfim o nome do Rodrigo aparece como compositor. Para quem não sabe ele é autor de "Em Teu Altar" e partilhou a composição de "Hoje Livre Sou", “Ele Vive e Reinará” com Walmir, além de outras. E com toda franqueza, uma canção que no primeiro momento não supriu minhas expectativas. Só pelos nomes dos compositores esperava muito mais. Demorou para que a canção me conquistasse, talvez o problema esteja em mim (não sei). Mas enfim, a letra foi o que menos ajudou. Quanto ao arranjo não tenho o que dizer, muito bem feito e jovial. Lindo, como eu gosto. Mas não casou com letra/melodia, assim como nas demais. Mas a mensagem é linda e motivadora. Ao contrário de mim, já ouvi testemunhos de pessoas que se apaixonaram pela música logo de primeira.
11-Em Santidade (Walmir Alencar)
Tremam as estruturas infernais. Por que "Em Santidade" veio para não deixar pedra sobre pedra. Uma canção extremamente intensa e impactante. Muito bem colocada no final do CD, ela não se encaixaria melhor em lugar algum. Veio para finalizar a obra. Gravada ao vivo em Belo Horizonte, se não me engano, no show de lançamento de "Hoje Livre Sou", ou seja, ficou muito tempo guardadinha (rsrs ^^), foi a primeira nova canção a ser oficialmente divulgada com clipe na internet (confira o topo direito da página do blog, temos este vídeo lá, caso contrário, clique aqui). Letra e melodia forte, o arranjo não precisou adornar a canção, ela faz isso por si só, o mesmo apenas acompanha a mesma e no final um monumental solo de guitarra, claro que com ele: Bruno Rocha. Será que vai virar marca do grupo? Lembram como se encerra o CD/DVD "Hoje Livre Sou"? Um instrumental enorme tendo como destaque um surpreendente solo de guitarra (na época com Maércio Lopes). Quem ainda não ouviu "Em Santidade" na sua Igreja, grupo de oração, em algum congresso, pode esperar que você vai viver essa experiência.
12-Em Santidade (Play Back)
Para fechar o CD, o intrumental e back vocal da música tema para ser usada nas Igrejas, encontros ou até mesmo em casa ^^ Ótima idéia, mesmo.
O CD já se mostrava forte, desde a divulgação da música no final do ano passado, mas ao tê-lo em mãos, podemos ver que belíssima harmonia houve e a proposta tão bem executada. Os cinco arranjos nas mãos de Adelso Freite (1,2,4,7 e 8) foram de grande importância para enriquecer o CD ainda mais. Só tenho a indicar e ouvir cada vez mais "Em Santidade"!
Para adquirir o CD Clique ou aqui ou vá na livraria Paulinas mais próxima de você!
*nota: Groove: padrão rítmico executado pela bateria.
Espero que tenham gostado. ^^
Com muito carinho e amor,
atenciosamente
Luis Henrique, tecladista e coordenador do NTA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...